Secretaria de Estado de Saúde – Vacinação contra a gripe
Desafio
A vacinação contra a gripe é um evento anual que antecede a chegada do inverno e que tem um papel fundamental na prevenção da doença e suas complicações.
Por isso, era preciso informar a população em geral e mobilizar gestantes, pessoas com 60 anos ou mais e os responsáveis por crianças entre 6 meses e menos de dois anos a participarem da vacinação contra a gripe, cumprindo a meta estabelecida pelo Governo Federal de 80% de cobertura vacinal nestes grupos de maior risco.
Solução
Definimos um conceito que deixava claro que não participar da vacinação era um descuido imperdoável: “Gripe. Não vacile, vacine-se!” A frase ganhou destaque no leiaute e foi complementada por fotos de pessoas dos três públicos primordiais fazendo, de maneira alegre e descontraída, o gesto da vacina com o dedo indicador apontando o próprio braço.
O conceito criativo foi aplicado em sacos de pão, sinalização das plataformas de embarque da rodoviária de Belo Horizonte, paineis eletrônicos na capital, cartazes e volantes.
Para o meio rádio, optamos por uma estratégia diferenciada. Foi criado um spot com três chamadas diferentes. Uma para os dias anteriores ao início da vacinação, reforçando a importância da participação de todos. A segunda para os dias em que a vacinação estava acontecendo e com a mensagem de que já era possível se proteger. A terceira nos últimos dias, passando uma sensação de urgência para que as pessoas não perdessem aquele compromisso com a própria saúde.
Nas peças impressas que possibilitavam um maior volume de texto, foram divulgadas ainda as atitudes importantes para combate à gripe, como lavar sempre as mãos, evitar locais com grande aglomeração de pessoas e etc.
Resultado
A cobertura vacinal em Minas Gerais, dentro dos públicos primários estabelecidos, chegou à marca de 89,79%, superando em muito a meta estabelecida pelo Governo Federal e atingindo o maior índice desde 2010.