GNV Roda Mais – GASMIG
Necessidade da Comunicação
A GASMIG tinha iniciado uma bem planejada campanha de divulgação e vendas do seu Gás Natural Veicular, que recebeu o título geral de GNV Roda Mais.
A campanha tinha dois objetivos básicos: divulgação e promoção do GNV no Estado e comunicar as condições promocionais da conversão para o gás.
A GASMIG, por seu lado, já vinha trabalhando na revitalização das oficinas que faziam a conversão de carros para o gás natural e treinamento de pessoal. Seria também enfocado o uso do gás natural residencial, mas tendo o GNV como carro-chefe da campanha.
O GNV tem qualidades que deveriam ser ressaltadas: é a alternativa limpa, moderna e – mais importante do ponto de vista dos motoristas – a mais econômica.
Significava um gasto de 60% menos com combustível. E, também muito atrativo, o motorista ganhava condições especiais na conversão.
No caso do gás natural para residência, mostraríamos suas vantagens sobre o tradicional botijão: a economia, praticidade, segurança, modernidade e suporte 24 horas oferecido pela Companhia.
Estratégia de comunicação
Quando se fala de motoristas (o público-alvo do GNV) e donas de casa (gás residencial), o rádio é um veículo especialmente adequado. Assim, criamos dois spots voltados para esses dois públicos específicos.
No primeiro, dois amigos conversam. Um deles diz que trocou seu carro por um modelo mais econômico. O outro pergunta se ele trocou por um carro menor e ele informa e que trocou para um combustível melhor. E explica e economia e as vantagens que está fazendo agora com o GNV.
Para o gás residencial, duas amigas conversam, na casa de uma delas. A visitante diz que está achando a cozinha da amiga diferente, mais espaçosa. A dona da casa dá a dica da diferença: Cadê o botijão que estava ali? A visitante nota, surpresa, que o botijão havia sumido. A dona de casa explica que não está sentindo falta nenhuma dele, porque trocou por gás natural. E explica todas as vantagens da troca.
Além do rádio, trabalhamos com a mídia out of home em backbus, traseira de táxis e abrigo de ônibus. Todos estes bastante indicados para nos comunicarmos aos motoristas aas vantagens do GNV.
Na mídia impressa, utilizamos jornais, mostrando com mais detalhes os benefícios da conversão para o GNV. Nas revistas, uma mídia mais qualificada, pudemos abordar o uso do gás natural em todos os tipos de utilização do produto: residências, indústrias, comércios e automóveis.
Finalmente, usamos o mesmo conceito das peças acima descritas na Internet, com textos voltados para três tipos de consumidores: residenciais, comerciais e automotivos. No Google o foco foi apenas no GNV.
Resultados
Esta é uma campanha em que os números falam por si. Um trabalho cujo sucesso deve ser creditado tanto à GASMIG, que já havia iniciado o programa GNV Roda Mais em dezembro de 2017, quanto à campanha criada pela Casablanca em 2018, que ajudou a impulsionar as conversões.
Os números mostram uma evolução de vendas do Gás Natural Veicular de R$ 5,2 milhões em janeiro de para R$ 10,7 milhões em dezembro de 2018.
Volume de vendas de GNV + GNVC: de 2.748.212 m3 em janeiro de 2018 para 4.260.609 m3 em dezembro de 2018.
A meta de 4 mil veículos convertidos ao GNV foi alcançada em 5 de novembro de 2018, quase sete meses antes do término previsto.